quinta-feira, 19 de agosto de 2010

podcasts legais


Acho que estou memso numa campanha para atingir os níveis máximos de nerdismo nestas últimas semanas... 

Já fazia algum tempo que eu observava meio de longe o fenômeno podcasts, mas não tinha me aproximado com muita vontade. Eu até seguia um, o semanal do blog Lost in Lost (sim, assino aqui o atestado geek!), do Carlos Alxandre Monteiro. Ele fazia um resumão do episódio da semana, levantava suas hipóteses e discutia teorias, respondia dúvidas... Enfim, o grau máximo de cabeçudice Lostiníca. E eu adorava...

Foi só agora no entanto, há algumas semanas atrás, durante uma conversa com a genial @Sa_Wilkins, amiga querida e fonte inesgotável de informação, que tive de fato o insight de ir procurar alguns podcasts possivelmente bacanas. Conclusão?

Não há nada mais legal para se ter no iPod e ouvir no carro. Sério, gente. Se você mora em São Paulo vai passar uma boa parte do tempo dentro do carro (ou no busão, no metrô, you name it). Por que não gastar esse tempo aprendendo sobre algum assunto bacana ou só ouvindo gente debater temas que te interessam? Não é o mesmo que rádio por que VOCÊ escolhe o que vai ouvir e os programas na minha opinião são bem melhores.

A Marginal Pinheiros é bem mais legal quando você aprende sobre a vida de Harry Houdini e os semáforos da Av. Santo Amaro passam muito mais rápido quando se escuta uma crítica bacana sobre algum filme que acabou de estrear ou sobre as repercussões da queda da Prop 8 na Califórnia (yeah, by the way!).

Enfim... Ainda sou um novato no mundo inesgotável da cultura auditiva, mas nas últimas semanas várias bandas foram expulsas do meu iPhone e gentilmente cederam seus MBs para alguns esses caras aqui abaixo:

-Scene Unseen: Crítica de filmes num formato bem legal - sempre um dos caras assistiu ao filme em questão e o outro não. Isso gera discussões divertidas e quebra de vários tabus.

-Filmspotting: Também sobre críticas. São dois apresentadores e os caras sabem de cinema. O tom é bem informal e eles também fazem 'Top 5s' inspirados de alguma forma no filme que irão discutir naquele episódio. No de "Inception", por exemplo, os caras listaram as 5 cenas de sonho mais legais do cinema.

-Savage Love: É tipo uma Sue Johanson para o rádio, então espere histórias bizarras e algumas risadas.

- Stuff You Should Know: Muuuuuito legal! Eles falam sobre os mais diversos tópicos: de facismo à Route 66, passando por James Bond, lendas urbanas e Barak Obama. Os apresentadores são muito divertidos e bem inteligentes.

-Stuff You Missed in History Class: Título meio auto-explicativo, né? Os tópicos vão de personalidades a eventos históricos.

(Esses dois acima fazem parte de um site How Stuff Works, um fonte muito legal de pesquisa, cheia de artigos, videos e programas sobre zilhões de temas. Acabei de descobrir que tem uma versão brasileira também: Como Tudo Funciona, mas não sei se é tão boa quanto a original).

-WNYC's RadioLab: Mistura de entrevistas com histórias e comentários. É meio que uma colagem auditiva bem interessante.

-New Yorker Outloud: Programa da revista The New Yorker, umas das publicações mais inteligentes dos EUA. Os caras discutem tópicos relacionados às matérias publicadas na revista e vão desde lances políticos a temas como Twitter, pesadelos e o papel das gravadoras no cenário musical da atualidade.

-The Critical Thinker: Esse tem um objetivo simples: te ajudar a pensar melhor. O host é um filósofo que discute aspectos base da filosofia de uma maneira bem clara e aplicada para o nosso dia-a-dia.

-Comic Strip Live: Stand-up Comedy: Para dar umas risadas no carro. São shows curtos de stand-ups diversos.

Esses são alguns dos que eu tenho escutado. Eles são todos de graça e podem ser baixados na seção de podcasts na iTunes store. São todos em inglês (o que também é um jeito ótimo de treinar compreensão e aprender vocabulário). Como eu disse, ainda sou novo nesse universo. Queria dicas de podcasts brasileiros legais também. Não conheço nada e confesso que ainda não me aventurei a procurar por que estou explorando essas coisas gringas.

Vale a pena.




3 comentários:

  1. bom, ja que está na onda...

    um podcast que segui um tempão, acho bem legal; http://www.theskepticsguide.org/

    ResponderExcluir
  2. pode crer!
    esse é um dos que estavam na lista pra check it out.
    valeu!
    abs

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh que irado!!!!
    Encontrei o Radio Lab semana passada e estava pirando!!
    Agora tenho outros!!! Thanks friend!! Adorei!!
    Lá vamos nós, os atrasados, no podcast!! Arriba!! hahahaha...

    bjos,
    G.

    ResponderExcluir